O poder do Photoshop

O que é possível fazer como o Photoshop?

Antes de começar vamos definir: O que é photoshop? Photoshop é um programa de computador desenvolvido pela Adobe e tem como principal objetivo a edição de imagens bitmaps. Em outras palavras, tem a capacidade de fazer alterações em fotografias, retocando detalhes, sombras, contrastes, luzes, contornos, e "pequenas" imperfeições nas imagens.

É muito comum escutar a expressão "é photoshop" quando vemos fotos de atrizes famosas com curvas e volumes diferentes do real. Muitos afirmam que as revistas utilizam, cada vez mais, os recursos do photoshop para "melhorar" as fotografias.

Um dos casos mais difundidos na internet são as fotos da atriz Juliana Paes. Ninguém sabe se o photoshop foi utilizado na imagem para melhorar ou para piorar.

Mas um caso me chamou a atenção. Estava navegando, dia desses, no portal de notícias globo.com e uma notícia me chamou a atenção:

Keira Knightley posa sem blusa para Chanel

Realmente a atriz Keira Knightley estava apenas com um suspensório cobrindo seu seio. A campanha do perfume Coco Mademoiselle da Chanel já havia causado polêmica com a primeira peça publicitária, onde a atriz cobria os seios apenas com um chapéu coco.

 Então surgiu a minha dúvida. A atriz e o fotográfo conseguiram repetir a mesma posse? Cabelo? Maquiagem? Iluminação? Ou será que o photoshop entrou em ação novamente e tirou a blusa da atriz?

 Vejam a sobreposição das imagens. Com a ajuda do photoshop é claro!!!

Então será que a atriz realmente fotografou nua, ou tiraram a roupa com a ajuda do photoshop? Na minha opinião, será preciso rever a definição sobre photoshop e incluir mais uma funcionalidade do programa:

Photoshop é um programa de computador desenvolvido pela Adobe e tem como principal objetivo a edição de imagens bitmaps. Em outras palavras, tem a capacidade de fazer alterações em fotografias, retocando detalhes, sombras, contrastes, luzes, contornos, e "pequenas" imperfeições nas imagens e tirar a roupa das pessoas.